AULA 3º2



Aula 16:  Semana 4 (PET 2)
Leia atentamente o PET vol. II (apostila) semana 4 e faça as atividades do PET.  O texto a seguir é para enriquecer seu conhecimento.  Somente para leitura, não precisa copiar.


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Aula 15:  Semana 3 (PET 2)
Leia atentamente o PET vol. II (apostila) semana 3 e faça as atividades do PET e do blog.

- não precisa copiar as perguntas, só numere e escreva a alternativa correta. Exemplo3) F

3). “O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim”.

BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora. Superinteressante. n. 84, set. 1994.

O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram:

a) a concessão total de liberdade ao indivíduo

b) o fim da padronização cultural

c) o aumento da interatividade digital

d) a desregulação da moda

e) o declínio das transformações técnicas

4). “Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).

A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:

a) unidade tecnológica

b) ciberespaço

c) espacialidade digital

d) sociointeratividade

e) tecnosfera

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Aula 14: Semana 2 (PET 2)
Leia atentamente o PET vol. II (apostila) semana 2 e faça as atividades do PET e do blog.

- não precisa copiar as perguntas, só numere e escreva a alternativa correta. Exemplo1) F

1. Trata-se de um país que faz parte dos chamados BRICS e que sofreu com uma profunda crise ao longo dos anos 1990, superando as suas dificuldades econômicas a partir das exportações de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo. Apesar de não ser uma nação desenvolvida, é respeitada e temida por muitos países em razão de seu poderio militar.
O país ao qual o texto faz referência é:

a) Brasil

b) Rússia

c) Índia

d) China

e) África do Sul

2. Os líderes dos países que integram os BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos BRICS, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos BRICS está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade

b) proliferação de armas atômicas

c) hegemonia econômica dos EUA

d) diversificação dos fluxos de capitais

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Aula 13: Semana 1 (PET 2)  Queridos alunos, iniciamos hoje 29/06/20 o PET vol. 2

Faça a leitura do PET vol. 2 (apostila) de geografia da semana 1 e continue a matéria aqui.

Se você não tem o PET vol. 2, siga o link estudeemcasa

Crise econômica gerada pelo Novo  Coronavírus (parte reportagem G1 10/05/2020)

E a América Latina?

No Brasil, a previsão de 14 de abril do FMI (Fundo Monetário Internacional) é de que a economia despenque 5,3% em 2020 (contra uma previsão anterior, de janeiro, de crescimento de 2,2%).

No continente em geral, o Banco Mundial prevê que a economia latino-americana e do Caribe (descartando-se a Venezuela do cenário) caia 4,6% em 2020 e cresça 2,6% no ano que vem, diz Martín Rama, economista-chefe do banco para a região.

"Vejo porque somos otimistas para o ano que vem porque achamos que a essa altura a pandemia vai ser melhor entendida, haverá mais capacidade de testes e talvez uma vacina. E achamos que as economias avançadas, como EUA, China e Europa, podem mobilizar os meios financeiros e têm a estrutura necessária para se recuperar", diz à BBC News Mundo.

Com economias fortemente ligadas ao desempenho da China e dos países do G7, os países da América Latina terão uma capacidade de resposta à crise que dependerá, em grande parte, da velocidade como as nações mais ricas se recuperarão, diz Rama.

"Nosso temor é que, nos próximos meses, os países da América Latina vão sofrer a segunda fase (da crise): haverá empresas que não vão conseguir se custear, que vão demitir trabalhadores, haverá famílias e empresas que não conseguirão pagar impostos, a demanda vai cair, as finanças públicas vão sofrer, os bancos hoje sólidos podem se ver afetados pela inadimplência", prossegue.

"Agora, as necessidades financeiras dos nossos países são basicamente para atender as emergências médicas e para ajudar quem não pode trabalhar, que é informal e vive do dia a dia. Essas são cifras gerenciáveis, mas com o pouco espaço fiscal que temos na América Latina serão necessárias medidas mais extraordinárias para apoiar a atividade econômica ou para impedir uma crise financeira - é daí que vem o grande risco."

Por um lado, a região tem a "vantagem" de a epidemia ter chegado aqui um pouco mais tarde, o que lhe dá uma margem de aprendizado com os demais países.

Só que, diz Rama, há desvantagens: "(a pandemia) ocorre na região depois de praticamente cinco anos de crescimento bastante reduzido, com exceções como República Dominicana, Panamá, Colômbia".

A isso se soma a instabilidade política vivida no ano passado em países como Chile, Equador e Bolívia: "o descontentamento social que tivemos no ano passado mostra uma dificuldade para uma população que havia aspirado a um nível de vida de classe média, mas havia se desiludido", agrega Rama.

"O que for feito agora nesta emergência vai ter também consequências de longo prazo. Manter o olhar no desenvolvimento de longo prazo é importante também em (um período de) urgência como este."


Faça as atividades do PET 2 geografia semana 1
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Aula 12:       Correção das atividades da aula passada, fechando o PET vol. 1

10). A

11). D


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Aula 11:          Atividades - não precisa copiar, exemplo como fazer no caderno: 10) F

10). Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:

a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.

b) A formação de blocos econômicos regionais.

c) A propagação do inglês como idioma universal.

d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.

11). Observe a Charge a seguir:

Charge sobre Globalização

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

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Aula 10:   Correção das atividades do blog


1). Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

2). Podemos afirmar que cada nação tem seu interesse. A partir dessa lógica existe acordos econômicos e sociais entre os países, mas o interesse é sempre em benefício próprio.

3, 4 e 5) Respostas pessoais. Mas lembre que essa declaração é um dos textos políticos mais importantes do século XX; seu principal destaque é o fato de considerar que, independente de cor, tamanho, religião ou qualquer outra identidade, somos todos humanos.

6). E

7). A

8). Resposta pessoal.

9). Resposta pessoal, mas o texto evidencia discriminação étnica.

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Aula 9:   Correção das atividades do PET - Geografia  (apostila

SEMANA 1 

1).a). A Nova Ordem Mundial compreende um fenômeno de alteração da ordem mundial, no plano geopolítico, do qual resulta uma nova configuração política. Portanto, é possível admitir o termo "unimultipolaridade" (“uni” para a superioridade militar dos EUA e “multi” para vários centros econômicos)

 2). a). São as principais zonas de influência de cada potência. Certamente, há empresas em diferentes setores econômicos explorando tanto a mão de obra como também as reservas minerais.

 3). O Brasil é um país em desenvolvimento, onde tem grandes reservas naturais que atualmente já são exploradas pelos países considerados desenvolvidos. O fato é, o processo de industrialização tardio no país contribui para o seu atraso no desenvolvimento econômico, mesmo havendo matéria prima em abundância para diferentes setores. Atualmente o território é ocupado por várias multinacionais que levam seus lucros para os países de origem.  

 4). Na Segunda Guerra Mundial, onde os EUA lançaram duas bombas no Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, deixando milhares de mortos.

 5). Risco de conflitos por recursos naturais e minerais (água, petróleo e outros), zonas estratégicas e concorrência econômica. EUA x China; EUA, Israel x países árabes; Caxemira (Paquistão x Índia), Guerra contra grupos terroristas na Ásia, e outros.

 

SEMANA 2

 1) .  Resposta pessoal

 Alguns exemplos encontrados em minha casa:

 Produto fabricação Origem da marca
 Projetor Epson  Filipinas   Japão
 Playstation 4   China  
 Japão
 Tênis Nike  Brasil  Estados Unidos
 Carro Fusca(Volkswagen
 Brasil  Alemanha
 TV LG   
   Brasil 
 Coréia do Sul

2). Pessoal,   localize no mapa os países

3). Mesmo a maioria dos produtos serem fabricados no Brasil, as origens das marcas são estrangeiras.

4). As empresas transnacionais ultrapassam os limites geográficos visando maximizar seus lucros.

5). O trecho da canção mostra que as pessoas (principalmente as mais vulneráveis) são barradas nas fronteiras e as grandes empresas não. Exemplos: mexicanos indo para os Estados Unidos. Refugiados de conflitos indo para a Europa.


SEMANA 3

1). A charge faz uma crítica ao modo de vida das nossas sociedades, no qual o progresso econômico gera, muitas vezes, pesadas consequências ambientais.

2). Dois problemas principais: poluição do solo e da água. Uma ação adequada seria o destino correto desses resíduos.

3). Poluição atmosférica, ocasionado pelo alto grau de industrialização.

4). Desmatamento

5) . Por vários motivos, por exemplo, devido ao fato de que muitas áreas florestais dos países europeus já foram devastadas em séculos passados. E também, porque vários países da Europa assinaram protocolos ambientais nos quais se comprometem a preservar os remanescentes florestais.

 

SEMANA 4

1). Legenda  

 Cor   Bloco econômico
 Verde 
 Mercosul - Mercado Comum do Cone Sul
 Laranja CAN - Comunidade Andina das Nações
 Roxo 
 UE - União Europeia
 Rosa  MCCA - Mercado Comum Centro Americano
 Amarelo  NAFTA - Acordo livre comércio da América do Norte
 Salmão CEI - Comunidade dos Estados Independentes
  Azul   SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral

2). Mercosul. O principal acordo que regulamenta o Mercosul foi assinado em 1991, o Tratado de Assunção, que prevê a livre circulação de bens e serviços, com tarifas reduzidas ou eliminadas.

3). Positivos: ampliação das trocas comerciais e fortalecimento das economias.

   Negativos: ampliação das desigualdades sociais e possível perda da autonomia nacional dependendo do acordo.

4). Os personagens da esquerda representam os países ricos desenvolvidos e os do lado direito da imagem os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento

5). Evidência como alguns países ricos (desenvolvidos) se beneficiam do livre comércio, instalando filiais em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, pagando menor salário aos funcionários, com isso maximizando seus lucros.

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Aula 8:     A Turquia na União Europeia
Click no texto para aumentar
            Atividade
8) Você considera correto o argumento de que o grande problema da União Europeia em relação  à Turquia está associado ao fato de grande parte dos turcos ser muçulmana?
9) Isso provaria que os critérios da UE não são somente econômicos, mas também étnicos?
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Aula: 7
Faça a leitura do PET Geografia semana 4 e depois continue a matéria aqui no blog.
            Brexit

O Brexit e as Taxas de Juros |

Brexit é uma abreviação para "British exit" ("saída britânica", na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Após três anos e meio e muitas idas e vindas, o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, foi finalmente oficializado às 23h (20h no horário de Brasília) de sexta-feira, 31 de janeiro de 2020.

É a primeira vez que um país deixa a UE desde sua criação — um casamento que durou 47 anos e agora chega ao fim.


O que acontecerá agora depois do Brexit?


Após o divórcio, meses de negociação vão se seguir entre Reino Unido e UE.

Embora o Reino Unido tenha acertado os termos de sua saída da UE, os dois lados ainda precisam decidir como será seu relacionamento futuro.

Durante este período de 11 meses, o R
eino Unido continuará a seguir todas as regras da UE e sua relação comercial permanecerá a mesma.

O que precisa ser negociado?

O período de transição tem como objetivo dar aos dois lados o tempo necessário para que um novo acordo de livre comércio seja negociado.

Isso é necessário porque o Reino Unido deixará o mercado único e a união aduaneira no final da transição. Um acordo de livre comércio permite que as mercadorias circulem pela UE sem inspeções ou taxas extras.

Se um novo acordo não puder ser negociado a tempo, isso significará a imposição de tarifas sobre mercadorias do Reino Unido com destino à UE e outras barreiras comerciais.





Atividades

Fazer as atividades do PET (apostila) geografia semana 4

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Aula: 6

   O outro lado da Globalização

    Apesar das vantagens que oferece, a globalização tem sido bastante criticada por ter aumentado a desigualdade social e econômica, o desemprego e facilitado a atuação das entidades do crime organizado.

Aumento da riqueza global, mas aumentou a diferença entre ricos e pobres.

Walter Magui em Foco: O rico e o pobre



Desemprego - substituição do ser humano pela máquina


ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Máquinas ...


Atividades do crime organizado - com acesso a tecnologia e inovações. O tráfico de drogas, de mulheres e crianças, de órgãos humanos, as máfias de várias nacionalidades. O terrorismo espalha mais rapidamente suas células de ação pelo mundo em virtude dessas facilidades tecnológicas e dos inúmeros paraísos fiscais.

Crime Organizado na Internet | COMUNIDADES VIRTUAIS

Terrorismo islâmico – Wikipédia, a enciclopédia livre


Atividades:

6) Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.
Com base na afirmação e na imagem, pode-se compreender que o processo de globalização:
I. Possibilita que se viva numa aldeia global.
II. Permite que as fronteiras desapareçam.
III. Inclui e une todos os povos.
IV. É benefício exclusivo de alguns.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III
b) II e IV
c) I, II e IV
d) apenas I
e) apenas IV

7)  Leia este texto:
Faces da globalização
Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal.
GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado)

Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que
A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista.
B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia.
C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas.
D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.


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Aula 5:


Faça a leitura do Texto do PET  Geografia Semana 3 e depois continue a matéria aqui no blog, pois tem sequência.

Principais problemas ambientais brasileiros


Com a globalização e o processo de desenvolvimento econômico, as nações do mundo têm esquecido de pensar na natureza, visando somente o lucro e o Brasil não fica de fora.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais. Entre os mais relatados, estão queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios.

  • Queimadas


As queimadas podem ser definidas como o processo de queima de biomassa e podem ocorrer ou não em decorrência da ação do ser humano. Essa técnica é muito utilizada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma determinada área e, até mesmo, facilitar a colheita de alguns alimentos, como é o caso da cana-de-açúcar.

Apesar de parecerem benéficas, as queimadas são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa. Assim, a poluição atmosférica é uma de suas consequências.


As queimadas afetam o solo e desencadeiam a poluição atmosférica.

Há ainda outros resultados ruins para o meio ambiente, como: morte de micro-organismos que vivem no solo, aumento do risco de erosãodestruição de habitats naturais, redução da quantidade de matéria orgânica e de nutrientes no solo e poluição de ambientes aquáticos pelas cinzas liberadas.

  • Desmatamento


No desmatamento, ocorre a retirada total ou parcial da vegetação de uma área, geralmente, para exploração de madeira, ampliação da área de plantações ou criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.

Esse processo é extremamente grave e afeta a nossa vida e a de outros seres vivos desta e de futuras gerações. Entre as principais consequências do desmatamento, podemos citar alterações climáticas, aumento das erosões e redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.

  • Assoreamento dos cursos de rios


No assoreamento dos cursos de rios, observa-se o acúmulo de partículas sólidas, causando a obstrução do corpo d'água. Entre suas principais causas, podemos destacar o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d'água).

Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais. Além disso, a água torna-se mais turva, dificultando a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese, desencadeando desequilíbrio nesse ecossistema.

→ Outros problemas ambientais no Brasil


Além das queimadas, desmatamentos e assoreamentos dos rios, outros problemas ambientais afetam nosso país e o mundo. Entre eles, podemos citar: a poluição da água, do solo e da atmosfera.

  • Poluição da água



A poluição da água pode causar danos à saúde humana e de outros animais.

poluição da água provoca alterações na composição química, física ou biológica dessa substância, colocando em risco os seres humanos e outros seres vivos. Pode ainda afetar atividades econômicas, como a agricultura e o turismo.

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A contaminação das águas pode ter causa natural, como as tempestades de areia, ou pode ser causada pela ação antrópica. O homem pode poluir o meio aquático de diversas formas, como despejando resíduos de atividades industriais e domésticas, jogando lixo e permitindo que produtos utilizados na agricultura, como os defensivos agrícolas, entrem em contato com esse ambiente.

Algumas vezes, a poluição da água é tão intensa que acaba desencadeando a morte de várias espécies, como peixes. No que diz respeito à saúde humana, podem ser gerados problemas como intoxicações por metais pesados, que podem levar à morte, e doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes.

  • Poluição do solo


Na poluição do solo, ocorrem alterações físicas, químicas ou biológicas nessa superfície, podendo afetar tanto seres humanos como outras espécies. Esse problema ambiental pode ser decorrente de atividades industriais, da mineração, da agricultura, do descarte inadequado do esgoto doméstico, de chorume proveniente de lixos, de atividades agropecuárias, entre outras causas.

A contaminação do solo pode causar várias complicações, como redução da produtividade do solo, contaminação de alimentos e problemas de saúde pública decorrentes de agentes causadores de doenças.

  • Poluição atmosférica



A poluição atmosférica é um dos problemas ambientais enfrentados no nosso país.

poluição atmosférica causa alterações nas características do ar, provocando, direta ou indiretamente, danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos. Pode ser causada por atividades humanas ou naturais. Quando falamos em processos naturais, podemos citar, por exemplo, a poluição causada por atividades vulcânicas. Em relação às ações humanas, podemos citar as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis.

A contaminação atmosférica causa danos graves à saúde humana, principalmente ao sistema respiratório. Os poluentes do ar estão relacionados com a irritação das mucosas do trato respiratório, com o aumento dos casos de asma e, até mesmo, com a elevação do número de casos de câncer de pulmão. Além disso, podem causar diminuição do transporte de oxigênio pelo corpo, desencadeando dores de cabeça, tontura e comprometimento do desenvolvimento fetal.

→ Soluções para os problemas ambientais no Brasil



Cuidar do meio ambiente é fundamental para garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Como podemos perceber, os problemas ambientais brasileiros são muitos e devem, portanto, ser solucionados rapidamente a fim de melhorar a nossa qualidade de vida e a das futuras gerações. Veja a seguir algumas medidas simples que podem ajudar a resolver os problemas ambientais em nosso país:

  • Reflorestar;
  • Preservar a vegetação nativa;
  • Não realizar queimadas;
  • Não alterar cursos d'água;
  • Aumentar a utilização de energias renováveis;
  • Reduzir o uso de combustíveis fósseis;
  • Manter veículos regulados e, sempre que possível, andar a pé;
  • Economizar energia elétrica;
  • Reduzir o desperdício de água;
  • Separar o lixo;
  • Reutilizar, reaproveitar e reciclar o que for possível;
  • Evitar produtos descartáveis;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Reduzir o consumo;
  • Denunciar empresas que agridem o meio ambiente;
  • Cobrar a criação de políticas públicas ambientais eficientes.



Atividades

 Fazer as atividades do PET geografia semana 3.

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Aula 4:                   

Globalização

 Faça a leitura do Texto do PET  Geografia Semana 2 e depois continue a matéria aqui no blog, pois tem sequência. 

          O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.

O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação por satélites, informática, transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial. Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.


Os sistemas de informação são essenciais à globalização


As principais beneficiadas pela globalização são as empresas transnacionais, haja vista que esse fenômeno faz com que elas continuem com suas matrizes em um país (desenvolvido), mas atuem com filiais em outros (em desenvolvimento), expandindo seu mercado consumidor. Elas se aproveitam da mão de obra barata, além de benefícios (isenção de imposto, doação de terreno, etc.) proporcionados pelos governos dos países em desenvolvimento, visando ao aumento da lucratividade. Ex: você compra um tênis da marca NIKE, o lucro principal vai para a sede lá nos Estados Unidos.
 
Além de fatores econômicos e sociais, a globalização também interfere nos aspectos culturais de uma determinada população. O grande fluxo de informações obtidas por meio de programas televisivos e, principalmente, pela Internet, exerce influência em alguns hábitos humanos. A instalação de redes de fast food é outro elemento que pode promover uma mudança nos costumes locais. Entretanto, elementos da cultura local perduram em meio à população, promovendo, assim, a diferenciação entre as culturas existentes.
 
Veja abaixo algumas características que ajudarão você a saber mais sobre a globalização.
 Aculturação
aculturar
 Criação de blocos econômicos
blocos econômicos globalização
Expansão do capitalismo
dinheiro
 Presença de multinacionais
multinacionais
Maior propagação de conhecimentos
conhecimento

Vantagens da Globalização
Entre as vantagens da Globalização, a primeira e mais óbvia de todas a serem citadas é a diminuição das distâncias e do tempo, assinalando um fenômeno que David Harvey chamou de “compressão espaço-tempo”. Isso ocorreu graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto principalmente da Revolução Técnico-Científica-Informacional. Tal configuração permitiu a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida, transpondo barreiras físicas e políticas em todo o mundo.
Outro aspecto que pode ser considerado positivo da Globalização é a redução do preço médio dos produtos, embora essa não seja uma característica constante. Através da maior integração política mundial, entre outros elementos (como a formação dos Blocos Econômicos), muitos produtos tornaram-se mais baratos e também mais abundantes, sendo largamente difundidos em todo o planeta. Em muitos casos, produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo, o que contribui para a diminuição dos custos.
Os avanços no campo científico e do conhecimento também são notórios. Hoje, por exemplo, se há uma nova descoberta no campo da medicina realizada em algum país, o restante do mundo passar a ter conhecimento dessa novidade quase que em tempo real. Informações diversas sobre dados econômicos, políticos e sociais também se dispersam rapidamente, contribuindo para o avanço de muitas áreas do saber. Não por acaso, o sociólogo espanhol Manuel Castells afirma que estamos vivendo na “sociedade do conhecimento”.
No campo financeiro, a Globalização também apresenta aquilo que podemos considerar como vantagens. Destacam-se, nesse ínterim, os investimentos mais facilitados e que podem difundir-se por todo o globo; a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos; a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais; a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos.
Desvantagens da Globalização
Entre as desvantagens da Globalização, é preciso lembrar que, muitas delas, são creditadas não tão somente a esse processo em si, mas também e principalmente ao sistema capitalista, ao qual a Globalização está intrinsecamente ligada. Na verdade, para o mundo, ela é apenas a mundialização do sistema capitalista e a difusão de valores dominantes para toda a sociedade global, concepção que fundamenta boa parte das críticas promovidas.
A primeira grande desvantagem do processo de Globalização, na visão de seus críticos, é a forma desigual com que ela se expande, beneficiando, quase sempre, as localidades economicamente mais desenvolvidas e chegando “atrasada” ou de forma “incompleta” a outras regiões, tornando-as dependentes economicamente.
Outra desvantagem, também referente à desigualdade, está no ritmo e no direcionamento dos fluxos de informações. Algumas regiões, principalmente aquelas pertencentes a países desenvolvidos, conseguem expandir mais facilmente seus valores e suas informações, algo que não ocorre com regiões mais periferizadas. Assim, por exemplo, as culturas francesa, americana ou inglesa são facilmente reconhecidas em todo o planeta, já outras culturas são marginalizadas ou até relegadas ao ostracismo, porque seus locais de origem não conseguem transmiti-las pelos meios de expansão da globalização.
No campo econômico, novamente a questão da desigualdade emerge como cerne das críticas direcionadas à globalização. A expansão das empresas multinacionais – apesar de conseguir diminuir os preços – é um duro golpe à livre concorrência, haja vista que poucas instituições passam a controlar boa parte do mercado mundial. Além disso, o deslocamento das fábricas permite a aquisição de matérias-primas mais baratas e o emprego de mão de obra mais em conta, reduzindo os salários e contribuindo para a desregulamentação progressiva das leis trabalhistas.
A Globalização também apresenta desvantagens no campo financeiro, principalmente na forma com que ela consegue disseminar, rapidamente, crises econômicas especulativas. A crise imobiliária dos Estados Unidos de 2008, por exemplo, foi rapidamente sentida na Europa e, por extensão, em várias outras partes do mundo, provocando um colapso total dos sistemas de especulação em todo o planeta, ampliando taxas de desemprego e de dívidas públicas.
Por fim, cita-se também como desvantagem da Globalização a questão ambiental, pois o ritmo consumista cada vez mais intensificado que se estabeleceu no mundo contribuiu para uma maior exploração dos recursos naturais, além de uma progressiva aceleração do processo de poluição do ar, das águas e dos meios produtivos, como o solo. O aquecimento global ou a devastação das florestas são argumentações constantes quanto a esse fator.
Atualmente, existem muitos movimentos antiglobalização que centram suas críticas a essas desvantagens apresentadas e também a outros aspectos, como o protecionismo comercial e o imperialismo político-econômico dos países desenvolvidos.

Atividades
 Fazer as atividades do PET geografia semana 2.
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Aula 3:  


ONU exige libertação de crianças palestinas detidas por Israel ...

O QUE É A ONU?





A Organização das Nações Unidas, popularmente conhecida como ONU (ou no idioma inglês como UN), é uma organização internacional cuja principal missão é a paz. Ela é formada pelo que se chama de países-membros e nenhum deles é obrigado a integrá-la; a ideia é que o país que concordar com os princípios da organização, como o trabalho pela paz e o desenvolvimento mundial, possa voluntariamente adentrá-la e somar na construção dessas metas.
Assim como uma empresa constrói suas missões e metas, as organizações também precisam se reunir, discutir e chegar a um propósito comum. Não foi diferente na ONU, que escreveu a Carta das Nações Unidas, seu documento de fundação, onde declara seus ideais, propósitos e a expectativa sobre seus membros, tanto os povos, como os governos dos países. Esse documento foi escrito pelos 50 países que compuseram a Conferência sobre Organização Internacional, em São Francisco (EUA) no dia 26 de junho de 1945 – ano de fim da Segunda Guerra Mundial.
 POR QUE A ONU FOI CRIADA?




Depois de duas grandes guerras causadas por atritos internacionais terem destruído diversos países e ter feito milhões de vítimas, havia um sentimento comum em vários países da necessidade da busca pela paz. Principalmente depois da II Guerra Mundial, essa sensação ganhou urgência.
Atividades: 
a numeração das atividades serão sequenciadas.  
Assinada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas. Nela, são enumerados os direitos de todos os seres humanos.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (parte dela)


"Preâmbulo


Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem. (...)

A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos

como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os orgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efetivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.

Artigo 1°


Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2°


Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 3°


Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. (...)"


Depois de ler alguns dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, responda:

 3) Os direitos humanos aqui relatados devem, de fato, ser garantidos a todos os seres humanos? Por quê?
4) Você considera que a ONU é capaz de garantir o respeito a tais direitos? Por quê?
5) Você acha que, sem a ONU, o mundo teria os mesmos problemas que apresenta Hoje? Justifique com exemplos. 
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Aula 2:    

Blocos econômicos

        Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização. A globalização, intensificada após a Segunda Guerra Mundial, faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.
         Esses blocos passaram a se formar com o intuito de diminuir as fronteiras impostas pelos países, havendo trocas significativas, como mão de obra, serviços, capitais e fluxo de mercadorias. Além disso, também é um objetivo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), o lucro das empresas e, consequentemente, os empregos nos países envolvidos.

O que são blocos econômicos?


               Um bloco econômico pode ser considerado como um grande grupo de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Muitos autores chamam esses blocos de mercados regionais, em razão da restrição dos acordos à região dos países envolvidos, ou megablocos regionais, dada a grandeza de alguns, como a União Europeia.

             Em um mundo cada vez mais globalizado, é natural que países queiram proteger suas economias da concorrência global. Isso porque, em muitas localidades, alguns fatores deixam a mercadoria mais atrativa a investidores, como a disponibilidade de mão de obra ou mesmo os incentivos fiscais oferecidos pelos governos.

             Diante disso, após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia da criação de um mercado restrito para um grupo de países, a fim de incentivar suas economias. Esse era o objetivo da criação do Benelux (palavra que corresponde às três sílabas iniciais de cada país-membro), formado por Bélgica, Holanda (Netherlands, em inglês) e Luxemburgo.

Depois, outros blocos surgiram ao longo do século XX, como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta, entre outros.

Tipos de blocos econômicos


Para compreendermos como funcionam os blocos econômicos, é necessário compreender como eles são criados. Existem vários blocos econômicos pelo mundo, mas cada um possui um nível de integração diferente dos demais. O que caracteriza essa integração é o desejo dos países-membros de intensificar mais ou menos as relações econômicas entre as nações.







No mundo globalizado, as economias mundiais estão em constante comunicação.
No mundo globalizado, as economias mundiais estão em constante comunicação.
Podemos organizar os blocos econômicos em diferentes tipos (características):

Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção. Como exemplo, podemos citar o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que envolve os três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.  

União aduaneira: trata-se de uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco. Isso significa que, quando um país do bloco negociar com outro país que não pertença ao bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos os que participam da integração econômica. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um exemplo de bloco que possui a TEC.  

Mercado comum: possui a integração mais evoluída. Há as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos. Essa ampliação busca padronizar leis trabalhistas, legislações econômicas, além da livre circulação de pessoas. Além disso, empresas nacionais podem expandir seus negócios, instalando-se em qualquer um dos países do bloco que está nesse nível de integração.

União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco. É o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco.

Quais os principais blocos econômicos?

  • União Europeia (UE)








Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.
Sede da União Europeia, na cidade de Bruxelas, Bélgica.
  • A União Europeia, bloco iniciado com a criação do Belenux, em 1944, é o bloco econômico que representa a maior integração de nações, pois possui todas as características para tal ação. Apesar de adotar uma moeda única no bloco, nem todos os países-membros utilizam o euro. São 27 países participantes desse bloco, os quais, juntos, possuem um PIB maior do que a China (segunda maior potência econômica do mundo).
  • Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA - do inglês North American Free Trade Agreement)

    Esse bloco teve seu início em 1989, com adesão de dois países da América do Norte: Canadá e Estados Unidos. As conversas com o México começaram dois anos depois, em 1991. Em 1994, o Nafta entrou em vigor com a adesão dos três países citados após três anos de negociações. Com uma pequena integração econômica, os três países envolvidos possuem trocas comerciais significativas, com amplo mercado consumidor. Tais trocas possibilitaram uma modernização industrial, além de impulsionar investimentos e fluxos de comércio nos três países. Estima-se que as trocas em mercadorias diárias entre esses países cheguem a 2,6 bilhões de dólares, o que corresponde, aproximadamente, a 108 milhões de dólares por hora.

  • Mercado Comum do Sul (Mercosul)

Criado no início da década de 1990, o Mercosul corresponde ao maior PIB da América Latina, com 10 países envolvidos, havendo desde trocas comerciais até livre circulação de pessoas. O Mercosul corresponde à quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço privilegiado para investimentos, associações empresariais, turismo, comércio, entre outros cenários econômicos.
  • Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean - do inglês Association of South East Asian Nations)

Esse bloco foi criado em 1967, na Tailândia, com o objetivo de desenvolver países que estão no sudeste da Ásia, como Indonésia, Cingapura, Malásia e outros. Trata-se de um bloco tímido que se encaixa em uma união aduaneira, cujas ações buscam a integração política e econômica dos países-membros.
  • Asia-Pacific Economic Cooperation (Apec)

Com 21 países participantes, esse bloco inclui as nações banhadas pelo oceano Pacífico, como Estado Unidos, Japão, China, Peru, Hong Kong e outros. Inicialmente, quando foi criado, em 1989, era apenas um fórum para decisões econômicas entre as nações. Com o tempo, houve a tentativa de implantar uma zona de livre comércio, mas as disparidades eram imensas.

Apesar de haver uma interdependência gradual entre as nações, ainda há muito que superar para que essa zona de livre comércio seja implementada, haja vista as disputas comerciais entre as três maiores economias do globo presentes nesse bloco: Estados Unidos, China e Japão.







Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.
Bandeiras dos 21 países-membros da Apec.

Vantagens e desvantagens dos blocos econômicos


Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

Entretanto, as economias mais frágeis do bloco ficam prejudicadas em alguns quesitos, como é o caso do México no NAFTA. Indústrias estadunidenses instalam-se no país latino, usam mão de obra mais barata para produzir suas mercadorias e vendem, com um preço elevado, para mexicanos e estadunidenses, além dos canadenses. O poder de compra dos Estados Unidos é maior que o dos mexicanos, ou seja, a aquisição de um bem não depende, nesse caso, da origem do produto, mas sim do preço que lhe é colocado.

Outra desvantagem, em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.

Há, também, situações em que a xenofobia está presente, como na União Europeia. Em muitos países, como na França, a Frente Nacional, partido de extrema-direita, defende a França para os franceses, slogan utilizado em algumas eleições e que se posiciona contra a integração dos países. Para esse partido e seus apoiadores, a livre entrada de pessoas deve ser revista, com restrições a determinadas nacionalidades.

Em linhas gerais, nos blocos econômicos, as grandes economias só têm a ganhar, pois, com a ampliação das relações econômicas, a tendência é que os grandes continuem grandes e até maiores. Já para os países com economias mais frágeis, há uma dependência em relação aos países mais fortes, como é o caso do México e do Canadá no Nafta, que dependem do mercado consumidor estadunidense para que suas economias continuem pujantes.

                                            Atividades 

Fazer as atividades do PET (apostila) da semana 1 no caderno, coloque a data e identifique quais são do PET e do Blog.

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Aula 1:  
                                       
A Nova Ordem Mundial

Guerra Fria: foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.  A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista. 

Como a Guerra Fria dividiu o mundo em dois lados opostos


Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.
Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.
Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

Nova ordem mundial - Percursos Educativos

Atividades 
Fazer as atividades no caderno

1) Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial” e aponte as suas principais características.

2) leia o fragmento abaixo.
"Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial - Sputnik-1 , o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites que pode ser utilizada para lançar bombas caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países. [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.  
GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.
O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.
De acordo com trecho lido, podemos afirmar que atualmente existe uma ajuda mútua entre as nações?  Justifique sua resposta.




2 comentários:

  1. Temos que copiar os textos? E as perguntas? Ou só responder?

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    Respostas
    1. Bom dia. O que vc copiarão no caderno de geografia? Somente as atividades, não copiar os textos. Se a atividade tiver um texto? Não precisa copiar o texto, somente a pergunta e responder. Se for questão de múltipla escolha? Copie a pergunta e a resposta correta.

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